As “armadilhas” das redes sociais.

O mundo está conectado 24 horas por dia e todos os dias do ano, hoje é difícil de imaginar a vida sem interação virtual e sem as redes sociais.

As famosas redes sociais são utilizadas por milhares de usuários e para diversas finalidades. Pessoas buscam amigos antigos ou procuram novas amizades, pessoas divulgam seus trabalhos, fotos e compartilham suas vidas e momentos com todos que estão ligados à rede. Ser visto é um desejo de todos que estão conectados, já que suas vidas são expostas sem timidez.

As redes sociais podem proporcionar amores, amizades e oportunidades de negócios, mas também podem provocar o inverso. Saber usá-las é a melhor saída para não cair em suas armadilhas.

Hoje as empresas buscam informações de seus candidatos nas redes, porém todo cuidado é pouco. Esteja ciente no momento de adicionar fotos, vídeos e mensagens comprometedoras em suas páginas na internet. O RH das empresas está de olho na rede.

Nem todos os seus gostos e vontades devem ser expostos. Algumas questões devem continuar implícitas. Sempre pergunte qual é a sua intenção na rede, isto lhe ajudará a definir o que você quer que vejam e prever as consequências que tal exposição promoverá. Uma grande empresa, por exemplo, não precisa saber que você dorme sem roupa nos dias quentes de verão ou que antes de almoçar você toma um copo, cheio, de vodka para abrir o apetite. Podem parecer questões sem importância, mas também podem repercutir de forma negativa.

O mesmo cuidado vale para quem já está empregado. Troca de mensagens entre colegas de serviço usando termos pejorativos para se referir ao chefe ou qualquer outra pessoa da empresa, pode trazer vários problemas e ocasionar até mesmo demissões.

Nas festas de final de ano as pessoas, geralmente, esquecem que estão na festa da empresa e passam dos limites, liberando geral e acabam caindo na rede. Sempre têm os paparazzi de plantão que tiram fotos, gravam vídeos comprometedores e lançam na net. A segunda-feira pode ser bem amarga após os excessos da confraternização.

Portanto, compartilhar com o mundo sua vida tem de ser uma atitude consciente e deve promover alegrias e não complicações.

Grande abraço e até o próximo artigo sobre Carreira!

Alessandra Andrade - Gestora de pessoas, Palestrante motivacional, Facilitadora em treinamentos

arsandrade@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.