Como se sair bem em uma entrevista de emprego.

Após as dicas de como elaborar um bom currículo eliminando erros frequentes, seguem as dicas que poderão te ajudar no momento da entrevista.

Entrevistas de emprego, geralmente, são temidas pelos candidatos. As mãos ficam geladas e trêmulas, as palavras parecem não sair, a ansiedade é tão grande que provoca dores e mal estar. Será que é preciso sentir tudo isto? A resposta é: não.

Recebeu telefonema te convocando para a entrevista? Antes de qualquer coisa, respire, respire profundamente três vezes, este exercício o ajudará no controle de suas emoções trazendo alívio e tranquilidade, além de oxigenar o cérebro.

No dia da entrevista para evitar o atraso, comece a se aprontar horas antes do encontro, antecipe-se. Se a entrevista estiver marcada na parte da manhã, muito cedo, separe roupas, sapatos e acessórios no dia anterior. A dúvida sobre o vestuário provoca atrasos e estes poderão ser evitados se tudo for aprontado no dia anterior.

Vista-se de acordo com o local e a vaga a qual almeja. Se não consegue fazer esta analise para saber o que vestir, o aconselhável é vestir-se de maneira discreta e sóbria. Roupas com decotes, fendas, transparências, com cores vibrantes ou muito justas não são convenientes para entrevistas de emprego e muito menos para o dia a dia na empresa. Escolha tons pastéis ou neutros como o preto combinando com blusa branca, preferencialmente, utilize calças sociais, isto vale para homens e mulheres, o jeans dá um tom de descontração, não é apropriado.

Aos homens vale lembrar que, o uso da gravata faz-se necessário em entrevistas para vagas em empresas de negócios, financeiras (bancos), advocacia, ou empresas que todos os empregados, ou, pele menos, os que ocupam o mesmo cargo o qual almeja, façam uso da gravata. Caso contrário, poderá passar um ar muito superior e isto pode desagradar quem está fazendo a entrevista.

Ambos os sexos devem se preocupar com a aparência. Mulheres, de preferência, devem prender os cabelos e usar acessórios e maquiagem discretos. A maquiagem serve para dar uma aparência saudável à pele, portanto, não exagere. Os homens devem estar com a barba feita, os cabelos cortados e bem penteados, é aconselhável, dependendo da vaga, retirar piercings e brincos, após a entrevista você saberá se poderá utilizá-los no dia a dia ou não, de acordo com as normas internas da empresa.

No momento da entrevista responda com clareza às perguntas feitas pelo entrevistador, não fale muito e não entre em assuntos que possa comprometê-lo de alguma forma. Fale de suas habilidades e aptidões sem estender-se e sem fazer autoelogios, deixe o entrevistador te avaliar. Esteja consciente de suas respostas, caso diga algo “ilusório” apenas pensando em conseguir a vaga, isto pode ter consequências amargas em seu futuro na empresa.

Não se preocupe se suas mãos estão tremendo, isto não será avaliado e sim, sua postura, o que diz e o seu currículo são os elementos importantes e que, realmente, contribuirão na decisão da empresa em contratá-lo.

Espero que tenham gostado das dicas!


Alessandra Andrade
Gestora de pessoas
Palestrante motivacional
Facilitadora em treinamentos
arsandrade@hotmail.com                                                                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.