Conquiste colocação profissional, eliminando erros de seu currículo.

Você está disponível ao mercado de trabalho e já encaminhou diversos currículos, mas até o momento não foi chamado (a) nem para participar de uma entrevista? Hum, o problema pode estar, justamente, no seu currículo. Acompanhe as dicas deste artigo e acerte, no alvo, a vaga tão esperada.

Como todo mundo sabe os dados pessoais iniciam o currículo, porém, lembre-se de não mencionar os números de seu registro geral (RG), cadastro de pessoa física (CPF), título de eleitor, programa de integração social (PIS), carteira nacional de habilitação (CNH)... ufa, são tantos os documentos que em vez de no máximo três páginas de currículo seria preciso mais de cinco...  Ah, até três páginas de currículo é permitido, mais que isto, é cansativo e o selecionador não se dará ao “luxo” de analisá-lo.

O objetivo profissional, como o próprio nome já diz, deve ser OBJETIVO, ou seja, vá direto ao ponto. Quer trabalhar em qual área? Administrativo, comercial... Mas, tenha cuidado no momento de citar mais de uma área ou cargo pretendido. Exemplo: Marketing, administrativo, enfermagem... Além de não ter nada de objetivo pode até passar uma ideia de pessoa sem foco definido. Mesmo que você possua vários conhecimentos e habilidades o currículo tem de ser preparado de acordo com o ramo da empresa e a vaga disponível. Uma pesquisa sobre a empresa torna-se importante antes de, realmente, encaminhar o currículo. Não gaste tempo e papel à toa. De repente você pode descobrir que a tão sonhada empresa não é um “sonho” de local para se trabalhar.

Foto no currículo é a dúvida de muita gente, não é? Pois bem, não é o mais correto, porém se for exigência da empresa como requisito para a seleção deverá ser utilizada sem problemas.

Cursos não concluídos não devem ser citados, já os em andamento, poderão ser citados desde que tenham relação com o seu objetivo profissional. Um  exemplo clássico: Curso de culinária em andamento, porém o objetivo é área da saúde, cargo de enfermeira.
Por fim, escreva corretamente, cuide para não ter erros de português e nunca, jamais, assine seu currículo. Sua assinatura será de grande valia no momento de sua contratação!


Alessandra Andrade
Gestora de pessoas
Palestrante motivacional
Facilitadora em treinamentos 
SJT 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.